segunda-feira, 25 de maio de 2009

21, 22 e 23 - Lago Titicaca

Apos um dia de descanso em Cuzco, fomos para Puno conhecer o lado Peruano do Lago Titicaca, chegamos em Puno as 4h da madrugada, com um sono daquele e muita fome, logo no terminal de bus um simpatico senhor, o Manoel, nos abordou e perguntou sobre o passeio para as ilhas dos Uros, nao pensamos duas vezes e fomos com ele para um hostel que fica no centro da cidadela onde ficamos plantados no refeitorio ate as 6h da manha onde tomamos cafe, ali encontramos um argentino boludo que conhecemos no Valle da Lua no Chile, o Jose, as 9h saimos para o passei, pegamos o barco lotado de gringo, incluindo um casal de Brazucas e fomos em direcao as ilhas.
Na chegada fomos recepicionados pelas tradicionais Cholas e o presidente da ilha, la conhecemos o modo como as ilhas sao feitas e ate comemos a totora que eh a base de toda a ilha, desde o chao, as casa, barcos e artesanatos que os Uros fazem para os turistas. Andamos por duas das 47 ilhas de Totora do Titicaca.
De volta a Puno fomos almocar e em seguida partimos para nossa amada Bolivia, fizemos a imigracao as margens do Titicaca e chegamos ao lado Boliviano do Lago , na cidade de Copacabana, onde procuramos um Hostel e nos hospedamos para o passeio a Isla del Sol na manha seguinte.
A noite jantamos numa pizzaria com o boludo Jose e fomos atendidos por outro boludo argentino.
Pela manha, vizualizamos da janela do hostel uma linda cena de uma Chola servindo cafe da manha na rua, ela lavava o copo sujo na agua nao limpa, enchia o mesmo copo com a mesma agua e colocava para ferver, pegava o mesmo copo com a agua ja fervida, misturava o cafe, colocava acucar provava meio copo e servia ao cliente, depois cortava o pao, pegava uma fatia de presunto, abria uma latinha com tomates e estava pronto um delicioso hamburgue, nao sei porque mas o cliente comia satisfeito. (Nao tomamos cafe com a tiazona)
Partimos para o passeio para Isla del Sol, num barco de madeira super seguro, seguranca garantida pelo piloto, apos uma hora e bolinha e novas amizades, com os bolivianos americanos, chegamos a ilha, onde tinhamos apenas uma hora para conhecer e regressar a embarcacao.
Mais rapido que uma bala subimos os degrais da ilha e tomamos uma Paceña no mirante junto com os novos amigos, depois descemos, molhamos nossos pessinhos na agua do sagrado lago e voltamos a terra firme, Copacabana!
O Titicaca realmente eh muito grande, parece um mar e nao um lago, tel mais de 150 ilhas naturais, mas os Incas escolheram a Ilha do Sol para civilizar devido ao seu tamanho, ela eh a maior ilha do lago, la ainda vivem cerca de 3 mil pessoas.
Almocamos com os bolivianos, comemos Trucha, um peixe tradicional do lago, depois fizemos o check out no hostel, pegamos um coletivo local e partimos para La Paz.