quinta-feira, 4 de junho de 2009

27, 28 e 29 - O Retorno

Quarta, dia 27, 9h da madruga, depois do desayuno, fomos direto para o banco fazer o resgate de alguns dólares pois Archanjo e Richielmy ja estavam zerados ha alguns dias, Vitão q estava bancando e fazendo os vales. No banco Mercantil Santa Cruz descobrimos q não aceitam o AMERICAN EXPRESS (assim como em 99% da Bolivia), ai começa o nosso 1º desespero: e agora o q fazer sem money?? perdidos na Bolivia?? Tentamos no caixa eletronico sacar na conta de Victor, so foi liberado 300 bolivianos (ou seja nada,, hehe) logo depois o cartão dele é bloqueado. 2º desespero: com as ultimas moedas q restavam ligamos para as operadoras dos cartões, e depois de muita musiquinha por telefone e nada de conversa, tinhamos um saldo no MASTER CARD de Richielmy, voltamos ao banco. 3º desespero: muitos minutos de espera e expectativas depois a "tia do caixa" retorna apos um longa consulta da ficha de Richielmy (afinal o animal estava com caracter duvidoso, de bernuda, bone, cabeludo, todo largado, a tia estava cheia de razão ao desconfiar), e liberou as doletas, q convertido em boliviano resultou em 3 brasileiros ricos e sorridentes, demos ate esmolas o dia todo.
Passado esse susto, compramos a passagem para Santa Cruz de La Sierra para as 17:30, com previsão de 17h de viagem, nesta q era a nossa última de busão, e como ja era tarde fomos almoçar e assistir o jogo da final da Champions Ligue ate a hora de voltar ao terminal de buses para o embarque.
Como as demais viagens de bus pela Bolivia essa por ser a ultima tb teve de tudo um poko, desde os famosos cantores, vendedores de tudo q se possa comer e beber, a uma inusitada familia de alemães, o patriarca e mais uns 6 meninos e umas 2 meninas, todos de cabelo branco e olhos azuis, e carinhosamente apelidados por um vendedor meio bebado de "seleção de puno". Claro q o atraso na chegada tb se fez presente, chegamos 3h atrasados, e depois do taxi voltamos ao nosso primeiro albergue, o Jadanga, e nosso penultimo dia (quinta-feira, 28).
Deixamos as mochilas no albergue e fomos almoçar "comida brasileira" (a moda boliviana claro), segundo indicação dos amigos q fizemos em Copacabana, pedimos feijoada e churrasco, a comida estava muito boa, afinal era um mes sem essa comida de verdade e 20h de bus. O nosso primeiro voo saia a 5h da madruaga do dia seguinte rumo a Campo Grande (MS), por isso voltamos pro Jodanga, tomamos banho e fomos descansar, o taxi ja estava combinado para as 3:30h nos levar ate o aeroporto.
Acordamos e o taxi ja estava a nos esperar, partimos... o motorista correu e muito, acima dos 120km/h (o aeroporto Viru Viru é bem longe da cidade), mas deu uma ja conhecida parada pra abastecer. As 4:08h alcançamos o balcão de chekin da GOL, onde recebemos a noticia q o embarque ja havia se encerrado as 4:00 em ponto. 4º desespero: perdemos o voo, ou melhor os voos (seriam 4 ao todo), apos varios argumentos e a chegada de mais uma passageira fomos liberados a embarcar, um rapido chekin e.... 5º desespero: US$ 24,00 doletas por pessoa cobrados (ou estorquidos) pelo aeroporto como taxa de serviço. Cade o money?! num tinhamos, naum aceitavam cartões de credito, Vitão tentou pedir emprestado a tal passageira q tb estava atrasada, mas sem chances, recorremos a casa de cambio ali mesmo e incrivelmente os REAIS ainda remanescentes deram o exato valor de US$ 72,00, coincindencia?? acão Divina?? ou fomos roubados pela casa de cambio?? Na hora isso pouco importou, pagamos a taxa e corremos para a alfandega, mas atrasados ainda, faltando poucos minutos para o avião decolar. 6º desespero: o raio X, capita algo na mochila de Richielmy, os seguranças chegam, reviram tudo e eis q surge uma tesoura, q nessa altura do campeonato nois nem imaginavamos onde estava, depois de um breve procedimentos ai sim liberados para o embarque, ou seja, CORREEE NEGADA!! saimos correndo pelos corredores ate a porta do avião q aguarda a gente.
01:30h depois estavamos descendo em CAMPO GRANDE (MS), mais 01h e bolinha chegamos em GUARULHOS (SP), ai esperamos o voo das 1h da tarde rumo a BELO HORIZONTE, e depois o ultimo ate VITORIA, onde a nossa espera estavam Jurandir e Vanilda ansiosos e sorridentes. Vale lembrar q como gastamos os ultimos centavos na taxa do aeroporto na bolivia, passamos o dia comendo apenas os lanchinhos dos voos, ainda bem que foram muitos voos...

2 comentários:

  1. Parabens.. li tudinho hahaha
    adorei
    estou saindo semana q vem, de maracaju MS...
    eu + um colega... só uma perg. qnto ficou +ou-??? baxinha123@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Brother curti seu blog, fiz a mesma viagem e identifiquei os lugares..
    realmente sensacional! to louco pra pegar a estrada novamente...

    Boa Sorte!

    ResponderExcluir